Itajaí aparece como a segunda cidade com maior número de multas aplicadas por uso ou porte de drogas em espaços públicos em Santa Catarina. O levantamento foi feito a partir de dados oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Conforme os números atualizados até 23 de janeiro, as forças de segurança catarinenses aplicaram 4.709 autuações relacionadas à lei que pune quem for flagrado consumindo ou portando entorpecentes em locais públicos desde que a norma entrou em vigor em julho de 2024.
No ranking estadual, Joinville lidera com 361 multas registradas; Itajaí aparece em segundo lugar com 330 registros. Em seguida estão Jaraguá do Sul (237), Florianópolis (224) e Blumenau (224).
A lei prevê multa no valor de um salário-mínimo para quem for flagrado. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor é dobrado. A penalidade não substitui outras sanções previstas no código penal nem afasta possíveis responsabilizações civis.
Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação, que consolida as informações das forças de segurança.


